Dia da fotografia

Alguém me disse que hoje seria o Dia Mundial da Fotografia.

E que tal ganhar dois livros maravilhosos de presente? Eu ganhei!!

Meu irmão chegou de viagem trazendo o Fotografia de Casamento, de Marcos Andreoni, e o Guia Completo de Fotografia, publicado pela NatGeo. Uma pena que esse segundo eu já tinha [ganhei de aniversário ano passado, do namorado].

[Quer me fazer feliz, me dê livros de presente. Adôuro!]

Tenho estado bastante envolvida com a história da fotografia, por conta do respectivo capítulo no meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso, ou monografia se preferir]. Então, vou aproveitar e colocar um tequinho da história que estudei no Guia da NatGeo.

Você sabia, por exemplo, que o primeiro passo para o surgimento da fotografia foi dado em 1725, quando Johann Heinrich Schulze observou que um determinado pedaço de papel sensibilizado escurecia sob a luz do sol? Mas foi após um século de experimentos que Joseph Niépce criou o que se convencionou chamar de “a primeira fotografia”, uma imagem escura de seu quintal que precisou de 8 horas de exposição para ficar gravada em uma placa de estanho e betume.
Primeira fotografia

Outra curiosidade: o nome fotografia foi cunhado por Sir John Herschel, matemático, astrônomo e estudioso da lingüística. Ele uniu os termos gregos photo (luz) e graphos (desenho), trazendo o conceito que hoje conhecemos de escrita da luz.

O próximo passo decisivo na história da fotografia foi o acordo estabelecido entre Niépce e Louis-Jacques-Mandé Daguerre, visando aperfeiçoar a técnica da fotografia. E eles conseguiram! Daguerre usou uma peça polida de cobre coberta com prata para registrar uma imagem aplicando uma solução de iodo sobre ela e projetando a imagem de um objeto através de uma lente. Surgia o daguerreótipo.

Bem, dessa época em diante, várias descobertas de vários pesquisadores foram colaborando para o desenvolvimento das técnicas fotográficas como a conhecemos hoje, inclusive a fotografia eletrônica (ou digital).

Legal, né?!

Deixe uma resposta

