Dicas de Fotografia I

Mais uma categoria a ser apresentada aqui no blog. Vou trazer algumas dicas para fotógrafos amadores, nada complicado, nada relacionado com equipamentos profissionais. Apenas dicas pra você fazer as fotos do aniversário do seu sobrinho ficarem bem legais!

Vou começar com uma situação bem cotidiana: eu fazendo a vez de manicure pro vira-lata. Tá, não é tão cotidiano… Mas a mamãe aparecer com uma câmera na mão pra [me expor ao ridículo] registrar esse momento de ternura entre eu e meu peludinho, isso é beeem cotidiano.

Vamos à primeira foto.

Foto 1

Ok. Foi feito o registro da cena, está tudo certinho, né? Não. A foto está sem graça, as cores estão esquisitas por causa do flash [parece até que é noite!], a posição da câmera não favorece nem a mim, nem ao cachorro.

Agora, com um pouco mais de cuidado ao fazer a foto, eis o resultado:

Foto 2

Viu só? Não ficou bem mais interessante? Vamos aos detalhes.

1. Enquadramento. Na primeira foto, a minha queridíssima mãe simplesmente se aproximou, apontou a câmera e clicou. É o que a gente costuma fazer, quando não se preocupa muito com o resultado da foto e só se interessa pelo registro do momento.

Veja bem, não estou recriminando, até porque muitas vezes nem dá tempo de se preparar pra fotografar um momento. Costuma ser assim quando a gente dá aquele flagrante do filho brincando com o tubo de talco…

Flagrante do Talco

Mas voltando ao assunto: como essa era uma situação que se estenderia por pelo menos dez minutos [não fazem idéia de como é difícil lixar a unha de um vira-lata], dava tempo de se preparar melhor.

O que eu disse pra ela: venha pra cá pro meu lado, onde a luz está melhor posicionada, e se abaixe até ficar no mesmo nível que eu. Procure enquadrar a cara do cachorro e a minha mão segurando a pata dele, mostrando o assunto principal da foto. Nem precisa sair meu rosto [essa ela ignorou…].

Observem mais uma vez a segunda foto:

Ainda foram enquadrados elementos que não precisavam aparecer [como a Lídia passando lá atrás], mas ainda assim está bem melhor que a primeira, não acham? Um dos principais objetivos da foto era mostrar a tortura do cachorro, e nessa segunda composição ele aparece claramente, com seu olhar sofrido.

Outro detalhe importante foi o flash, que eu recomendei que ela desabilitasse. A sala estava bem iluminada, a luz da janela e da porta incidiam exatamente à minha esquerda e um pouco à frente, dando condições de fotografar sem flash. [Em um outro momento vou falar sobre o uso do flash, ele não é só vilão nessa história!]

Resumindo: mesmo que você não seja fotógrafo profissional e sua câmera seja uma compacta sem muitos recursos ajustáveis, suas fotos podem ficar mais interessantes com alguns cuidados na hora de fotografar! O enquadramento do assunto é um dos recursos que podem transformar a fotografia lugar-comum em uma imagem criativa e visualmente agradável.

Futuramente, mais dicas facinhas pra fazer fotos legais!

5 comentários sobre “Dicas de Fotografia I

  1. suelen disse:

    oi! vi alguns posts seus na comunidade do orkut sobre cabelos curtos e queria te perguntar onde voce corta o seu… é que estou procurando um lugar que saiba cortar curtinho e não sinto confiança pra isso onde corto o meu. se voce puder responder para o meu e-mail, agradeço🙂

    e adorei as dicas de fotografia! vão me servir tambem!

  2. Alberto Borges disse:

    Olá, vi esse comentário seu sobre Gestalt:

    Tereza Jardim
    27/07/2009 às 10:24 | #
    Pra mim, Gestalt é um dos temas mais fascinantes dentro de toda a teoria que envolve o design. Aliás, as leis da Gestalt fazem parte do referencial teórico da minha monografia. [na veiaaaaaa!]

    Através desse comentário que cheguei aqui, gostaria de fazer contato trocar idéias sobre Gestalt e Design.

    Grato!

  3. DonaFarta disse:

    Quero fazer um curso por correspondência com Vossa Excelência, pode ser?

    Mininaaaaaaaaaa, pára tudo!

    Você fala as língua portuguesa que os ignorante qui nem que eu entende!!!

    Achei o máximo sua explicação! E entendi tudinho, vou até testar amanhã!

    Eu e a câmera fotográfica amadora (cybershot) não costumamos nos entender muito bem, eu vivo tirando fotos ruins e nem posso mais culpar a câmera porque ela é até que bem boazinha… aí com uns truques assim, começa a ficar compreensível a razão dos meus vexames… Quero mais dicas! Mais, e mais, e mais!

    Adorei!

    Beijos!