Círio de Nazaré

Como não podia deixar passar em branco uma das maiores festas religiosas do país, o post de hoje é sobre o Círio de Nazaré.

Porém, não vou falar das belíssimas fotos que todos os anos pipocam por aí, nem dos vários elementos carregados de simbologia para o povo paraense.

Vou apenas mostrar o vídeo produzido para ser veiculado nas aeronaves de uma certa empresa aérea nacional,  e que foi recusado por que a empresa o considerou “religioso demais”.

Bem, pra começo de conversa, o festejo do Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo IPHAN. Quem me contou foi o Pedrox. Só isso já seria suficiente pra justificar a veiculação do vídeo.

Mas, acima do conteúdo religioso, a festa de Nazaré já adquiriu um valor simbólico e cultural muito forte no nosso estado e na nossa cidade.

Não é só a Santa passando! São a corda, as imagens que materializam as graças alcançadas, que representam as promessas, são as comidas, os brinquedos de miriti, o gesto de abrir a casa pra receber visitantes de fora que querem ver a procissão de perto…

Sem contar no alto impacto econômico que a festa envolve, com o arraial, a feira, o aumento estonteante do fluxo de turistas… Enfim, milhares de elementos que constróem essa grande festividade.

Uma pena.

E bom Círio a todos vocês, paraenses ou não, em Belém ou não!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s