Dicas de fotografia II

Vi esse post no Digital Photography School, e achei que seria interessante traduzir. São 5 dicas para fotografar crianças, compartilhadas pelo pessoal do Aliph Aur Meem. [Tradução livre e adaptada da autora do Interpretante Imediato]

1. Deixe as crianças se divertirem.

Ísis

Ainda que risque o lençol...

Crianças são mais expressivas quando espontâneas. Dê a elas um pouco mais de direção e você pode acabar com a graça da experiência. Esse é um daqueles casos quando você precisa incorporar seu lado fotojornalista, e genuinamente observar as crianças sendo crianças. Se você pretende mudar o rumo da sessão ou tentar algo mais, ao invés de dizer a elas o que fazer, converse com elas e conduza-as a fazer o que você tem em mente. Por exemplo: “Este é o seu balanço? Me mostra alguma coisa legal que você faz nele?”, ou “Olha só quantas folhas! Não seria legal se você jogasse tudo pra cima e fizesse uma chuva de folhas?”

2. Ambiente familiar

A Sofia já está muito familiarizada com os brinquedos desse parque!

Escolha um lugar familiar para as crianças. Pode ser o quintal, um parque próximo, ou qualquer lugar a que elas estejam acostumadas. Elas não só estarão mais relaxadas e naturais, mas também podem mostrar a você algumas coisas que elas gostem bastante sobre o lugar.

3. Brinque com expressões

 

Caras e caretas!

Eles adoram posar pra titia Tereza.

 

 

Uma das coisas que você pode tentar com as crianças é um jogo de expressões. Se elas têm idade suficiente para compreender, diga que você conhece um jogo, onde você vai dizer em voz alta uma expressão ou palavra, e elas devem tentar expressar com caretas. Use palavras como “feliz, chocado, assustado, triste, fedorento” etc. Se elas não entrarem no clima, faça perguntas que causem diferentes expressões, como por exemplo “Qual a sua comida preferida?”. Isso funciona melhor com as crianças.

4. Com os pais ou sem os pais

 

Princesinha e seu rei

Completamente relaxada no colo do papai.

 

 

Algumas crianças se sentem envergonhadas quando outras pessoas as observam, incluindo seus pais. Outras adoram ter audiência! Descubra o tipo de criança que você está fotografando e se programe de acordo.

5. Mantenha a tranquilidade

Retratos de família, especialmente de crianças,são bem diferentes de outros compromissos fotográficos estressantes, como casamentos ou fotografia de moda. Mantenha a calma, o relaxamento e o diálogo. Mostre sua personalidade antes de mais nada, e o seu envolvimento com elas vai durar tanto quanto as fotos.

 

Bem, como eu disse no começo, fiz uma tradução livre e ligeiramente adaptada do post original. Mas as fotos são todas minhas, ok? Espero que tenha ajudado!

2 comentários sobre “Dicas de fotografia II

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s