Bastidores

Hoje vi lá no Fotografia DG! um vídeo bem legal dos bastidores da produção de uma “simples foto” para capa de uma revista.

Mesmo para mim, que já trabalhei em agência/estúdio fotográfico, o vídeo acaba mostrando uma etapa ou outra que eu não conhecia, ou uma forma diferente da que eu conhecia de chegar a um mesmo resultado.

Porém, o que se me apresenta como mera curiosidade, deveria ser uma aula para os clientes finais do setor de comunicação [revistas, livros, ou a própria fotografia como produto final]. Com o rápido e eficiente desenvolvimento das tecnologias envolvidas na produção de imagens, fazer uma foto e publicá-la se tornou algo tão banalizado que perdeu o valor para muitas pessoas. Se hoje a minha mãe consegue fazer uma bela foto de uma praça, tratá-la no Photoshop e mandar imprimir em uma cabine automática de supermercado, fica difícil explicar por que eu cobro meu preço para vender uma foto que fiz da cidade.

Eu sei que a foto é repetida, mas é a que melhor ilustra o post de hoje.

O que muitos clientes esquecem é o conhecimento técnico e teórico por trás dessa capa. Os anos que passei na universidade aprendendo estética, semiótica, teoria das cores, história da arte… e mais o tempo dedicado, de forma autodidata, ao estudo da Gestalt, de diagramação, tipografia, e toda a bagagem cultural que me faz ter um pouquinho mais de embasamento para criar a capa de uma revista. Sem contar o aprendizado técnico das ferramentas usadas [e seus devidos altos custos]: câmera, equipamentos de iluminação, estúdio, computador, software de edição de imagens… enfim, uma gama de elementos que me tornam capaz de executar esse trabalho que muita gente acha que, com uma criatividade caída do céu, se pode fazer sem mais preocupações.

Depois de ter experiência como designer e como fotógrafa, não me recordo de nenhuma área de trabalho cuja execução eu menospreze. Nem mesmo a experiência de recepcionista de eventos fica de fora, pois com ela aprendi a diferença que faz uma equipe especialmente designada e preparada para cuidar da sua festa.

Deixe uma resposta

