A arte de se iniciar na arte fotográfica.

[tweetmeme source=”interpretante”]

Pensando por alto, qualquer começo de carreira é complicado. Na fotografia não poderia ser diferente. Talvez até um pouco pior, já que para ser fotógrafo não é necessário um diploma [embora aqueles que fazem cursos estejam bem mais preparados para começar…].

Se você está começando e se sente perdido, ou muitas vezes acha que nunca vai alcançar o nível profissional quando se depara com fotógrafos experientes, você não está sozinho.

No blog do Digital Photography School, a fotógrafa Laura Radniecki fala sobre cinco armadilhas de nossas cabecinhas amedrontadas, e fala sobre como se livrar delas! Vou comentar as cinco, sem traduzir o texto direto, ok?

1. Minhas fotos são horríveis.

Todo mundo começa do começo. Não dá pra querer comprar a câmera e sair fazendo fotos melhores que as do Cartier-Bresson. O aprendizado dos recursos da câmera é longo e trabalhoso, exige prática e estudo. Haverá vários megabytes [ou rolos, se você é das antigas] de fotos ruins para cada foto boa no começo. Com o tempo, você vai melhorando, acredite.

2. Meu equipamento não é bom…

Compacta

Não é porque a câmera é compacta que ela não fará registros maravilhosos!

Câmeras caras não significam fotos lindas. Quem faz a foto é o fotógrafo. É claro que existem limitações de recursos quando você não pode comprar todas as lentes disponíveis no mercado, mas o seu aprendizado está justamente em saber lidar com o que você tem em mãos, e não perder o momento da foto. Aliás, câmeras compactas do tipo point-and-shoot [as famigeradas automáticas] são capazes de fazer maravilhas, é só você aprender a usar seus recursos de redução de tremor, identificação facial, ISO alto… Mas, como já dito anteriormente, estudo e prática são fundamentais. Leia o manual da sua câmera, procure aprender sobre ISO, flash, composição, profundidade de campo…

3. Estou fazendo tudo errado!

Não existe forma “errada” de se fazer uma foto. Muitos iniciantes pensam nisso por não conseguirem entender e usar o modo manual da câmera, mas isso não é de todo ruim! O modo automático é adequado para começar a aprender, e só passe a controlar mais os ajustes quando se sentir seguro para tal. Faça seu tempo, pessoa!

4. Eu nunca vou conseguir fotografar como profissionais.

Quanto a isso, apenas um comentário: todo profissional foi iniciante um dia. =)

5. Não posso pagar por programas de edição!

Bem, os programas mais conhecidos realmente são caros, mas a Laura dá exemplos de programas que são gratuitos, como o iPhoto e o Picasa. Se você pesquisar bem, pode encontrar outros também!

Além dessas cinco armadilhas, é bom você iniciante conhecer os primeiros degraus desse aprendizado, que a Huaine Nunes coloca muito bem em seu blog. É um texto que nos faz refletir e enxergar melhor esse processo doloroso e demorado de amadurecimento profissional.

Espero que tenha acalmado os coraçõezinhos aflitos por aí!

4 comentários sobre “A arte de se iniciar na arte fotográfica.

  1. Fernanda disse:

    Olá Tereza!!! Seguido venho aqui no teu blog em busca de leituras em relação a fotografia! Gostaria de indicar teu blog no meu, se me permitires, claro!!! Citei um trecho do teu artigo acima, e coloquei a fonte tá!!! Estou iniciando, na fotografia e no blog! Se quiseres dar uma espiada e deixar um comentário, será um prazer!!!! Beijos… Fê Canez

    • Tereza Jardim disse:

      Fernanda, seja sempre bem vinda e fique à vontade pra citar o blog, para mim é uma honra! Mas fiquei curiosa para ver o seu, não deixaste o link!

  2. Fernanda disse:

    Ahhh sim! Que falha a minha! Meu blog é http://www.fernandacanez.blogspot.com Eu fiz a pouco, assim como o flickr, que se vc quiser dar uma olhada será um prazer: http://www.flickr.com/photos/fernandacanez . Eu comprei uma Nikon D3000 porque amo foto e quero trabalhar neste ramo. Não fiz curso, sou totalmente leiga…. hehehehe, estou “levando um laço” da Nikon, mas vou aprendendo. Gostaria muito se vc pudesse dar uma olhada nas minhas primeiras fotos com ela, e me dar a tua opinião!!! Um beijão e obrigada!!!

Deixe uma resposta

