Sobre as aulas de artes na escola

[tweetmeme source=”interpretante”]

Sabe como você define se um livro é bom? Quando você sublinha trechos já no prefácio.

Comentei no último post sobre dos livros que acabei de adquirir, e comecei a leitura pelo Sintaxe da Linguagem Visual. Logo no começo, Dondis fala sobre a importância da alfabetização visual. Aprendemos a ler e escrever a linguagem materna de nossa comunidade na escola, em etapas, de forma metódica e organizada. Porém, a comunicação visual fica relegada à recreação das aulas de arte na escola. O trecho exato é o seguinte:

“Uma das tragédias do avassalador potencial do alfabetismo visual em todos os níveis da educação é a função irracional, de depositário da recreação, que as artes visuais desempenham nos currículos escolares, e a situação parecida que se verifica no uso dos meios de comunicação, câmeras, cinema, televisão.”

Caneta e papel, agora deixa ela criar ou monitora a atividade?

Eu não sei como está hoje, mas lembro das minhas aulas de artes na escola. Lembro de experimentar materiais, pintar em tecido, colar lã no contorno do coelhinho no papel… era uma diversão. E lembro que, na sexta série, apareceu uma professora de artes diferente. Na verdade, não sei se foi por ela ou se a escola resolveu mudar o currículo, mas lembro que gostei muito das aulas dela. Havia teoria. Havia conteúdo. E foi a primeira vez que tirei uma nota baixa. Sim, eu não estava acostumada a estudar arte. Mas ainda assim eu adorei…

Na universidade, graduação em design, necessariamente se depara com disciplinas relacionadas à comunicação visual. Teoria das cores, história da arte, estética. E hoje eu me pergunto: será que só aqueles “escolhidos”, os que seguem carreiras ligadas à comunicação visual e às artes, têm o privilégio de se alfabetizar visualmente? Ou seria obrigação, já que é uma necessidade inerente ao trabalho dessas pessoas?

Não sei dizer se aprendi no curso ou se já tinha “talento” pra compreender a comunicação visual, mas tenho certeza de conhecer pessoas que precisariam de aulas e de muita prática para se familiarizar com elementos básicos dessa modalidade de linguagem não-verbal. Fica a dúvida: será que ainda vai demorar para a alfabetização visual penetrar nos currículos escolares? Alguém tem notícias sobre como andam as aulas de arte nas escolas?

Um comentário sobre “Sobre as aulas de artes na escola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s