Quais os programas que o fotógrafo tem que dominar?

Alguém chegou aqui no blog com essa pergunta. O primeiro impulso foi fazer uma listinha de opções. Mas pensei um pouco melhor, e me dei conta de que o programa que todo fotógrafo tem necessariamente que dominar já vem equipado, em nossas cabecinhas.

É um hábito muito comum, principalmente em profissões onde o uso de ferramentas é fundamental para o desenvolvimento de projetos, atribuir a eles essa carga imensa de responsabilidade. A melhor câmera, o melhor computador, os melhores lápis, os melhores papéis, e por aí vai. É claro, em muitos momentos, um material de qualidade faz uma enorme diferença no resultado final de um produto, seja ele qual for. Mas a furadeira mais equipada e potente do mercado pode fazer um estrago na parede se entregue nas mãos de quem não entende de construção.

E eu friso: não é só saber qual broca usar no concreto ou na madeira. Operar a furadeira é apenas um dos pré-requisitos do bom resultado.

Voltando com este mesmo conceito para a fotografia (e o design gráfico, seu primo não-tão-distante), não adianta conhecer todos os filtros e atalhos do Photoshop se não houver o conteúdo por trás das mãos. É fundamental, sim, conhecer sua ferramenta de trabalho. Aliás, entre os fotógrafos é senso comum dizer que a câmera deve se tornar uma extensão do seu olhar e das suas mãos, para que o seu trabalho chegue ao nível máximo de qualidade. Mas, repito, esse é apenas um dos passos.

Foto repetida, eu sei. Mas não é perfeita pra ocasião?

O meu ponto é: sim, é importante o fotógrafo conhecer as possibilidades do Photoshop, do Lightroom, e outros programas de edição voltados para este profissional. Mas o que o fotógrafo deve dominar mesmo é o equipamento que já vem com ele do nascimento: o cérebro e os olhos. Afinal de contas, o fotógrafo não precisa necessariamente trabalhar na pós produção das imagens, outra pessoa pode cuidar somente disso. O que é imprescindível é treinar o olhar, aprender a enxergar a foto antes mesmo do clique, reconhecer cenas imperdíveis logo antes de elas aparecerem à nossa frente. Quando você dominar esse programa, estará pronto para fazer fotos incríveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s